quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA.

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), relatório que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba, no Ceará. O relatório, elaborado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), apresenta o  projeto de Lei apresentado pelo deputado Moses Rodrigues (PMDB).
A nova universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses - CarnaubalCroatá,Guaraciaba do NorteIbiapinaSão Benedito,TianguáUbajaraViçosa do Ceará e Ipu - integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.
Além disso, o impacto social alcançará ainda quarenta e sete cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense, cuja população é superior a 1,2 milhão de habitantes.

“Decorre daí a importância do oferecimento de uma educação profissional de qualidade como instrumento imprescindível de geração de renda e de democratização de oportunidades de ascensão social, com papel relevante nas políticas públicas dos países em desenvolvimento, como o Brasil”, indicou o deputado no relatório.
Fonte: G1.globo.com

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/12/comissao-da-camara-aprova-criacao-da-universidade-da-ibiapaba-no-ceara.html

https://www.cearaagora.com.br/site/2016/12/comissao-da-camara-aprova-criacao-da-universidade-federal-da-ibiapaba-no-ceara/

http://www.ubajaranoticias.com.br/2016/12/08/comissao-da-camara-aprova-criacao-da-universidade-da-ibiapaba-no-ceara/

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

CONDERI PARTICIPA DA ATUALIZAÇÃO DO PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA IBIAPABA

O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, através do seu Presidente Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, participou mais uma vez do evento Plenária do Território da Serra da Ibiapaba para atualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável-PTDRS da Ibiapaba, realizado dia 27 de outubro de 2016, no espaço da Galeria da Esperança em São Benedito. Participaram também Conselheiros do Território da Ibiapaba e Técnicos da SDA do Estado e da UVA.
O Presidente Glauber Lira, do CONDERI, que também faz parte do núcleo gestor do Território, apresentou as atuais 12 demandas das ações macros para ibiapaba que o Conderi vem lutando há anos para sua implementação e solicitou que essas demandas fossem também inseridas na atualização do Plano Territorial da ibiapaba, pois fortaleceria a nossa luta na busca dos apoios necessários para quem sabe um dia essas conquistas se efetivarem, sendo fundamentais para uma melhor qualidade de vida dos ibiapabanos.








segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CONDERI REALIZA SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE LONTRAS

O Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, realizou mais um importante evento que foi o SEMINÁRIO "CONSTRUÇÃO DO AÇUDE LONTRAS", realizado dia 26 de agosto de 2016, no Auditório da Câmara Municipal de São Benedito no horário de 9H às 13h. O evento contou a com a presença do Presidente do CONDERI Sr. Glauber Lira, do Presidente da Câmara Gutierre Costa, de vários Conselheiros do CONDERI, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SECITECE Srª Neila Meneses, do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará-NUTEC Diretora Srª Ieda Nadja e engenheiros Ari Clecius e Crisiana Andrade, Engenheiro Barragista Nacélio Dieb Gomes da Empresa ENGESOFT, Secretários municipais, Autoridades, empresários, Instituições e Interessados, tendo pouco mais de 50 participantes, onde a Coordenação do evento esperava umas 150 pessoas, apesar de intensas divulgações.
"Lamentamos mais uma vez a Ausência dos políticos votados na região e principalmente da população da ibiapaba que não se interessa pela nossa luta em busca do Desenvolvimento, Fortalecimento e Identidade da Ibiapaba, onde muitos reclamam e criticam e poucos participam, sendo uma minoria que realmente trabalha voluntariamente na luta por dias melhores para nossa ibiapaba", destacou Glauber Lira, Presidente do CONDERI.   
Agradecemos especialmente o importante apoio e suporte dos amigos e Conselheiros Bismarck Bastos, John Alves Alves e Dário Salmito, o Vereador Gutierre Costa e o Prefeito Gadyel Gonçalves pelo lanche e almoço, pois sem vcs nosso evento não seria realizado, Muito obrigado e a ibiapaba agradece.











                                        CONDERI-SECITECE-NUTEC-ENGESOFT-PMSB



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CONSTRUÇÃO DO AÇUDE LONTRAS SERÁ TEMA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO CONDERI

É com alegria que o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba-CONDERI, através de seu Presidente Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, vem convidar a todos interessados para participarem do Seminário "CONSTRUÇÃO DO AÇUDE LONTRAS", que será realizado dia 26 de agosto, no auditório da Câmara Municipal de São Benedito, no horário de 8:30 às 13h.

Esse evento será realizado pelo CONDERI, com Apoio da Prefeitura de São Benedito, Governo do Estado, através da SECITECE, SINE/IDT, Sebrae e NUTEC, conforme pauta abaixo no Convite Oficial.

"Mais uma vez temos a certeza de estarmos contribuindo no Fortalecimento, Desenvolvimento e amor pela Ibiapaba, com a realização desse grande movimento que culminará na elaboração da CARTA "QUEREMOS O AÇUDE LONTRAS JÁ", a ser entregue ao Governador do Ceará Camilo Santana, buscando sua sensibilidade para inserção no próximo MAPP- Monitoramento de Ações de Projetos Prioritários do Governo do Estado, sendo assim esperamos que os ibiapabanos e colegas de várias cidades vizinhas abracem nosso movimento e se façam presentes.", destaca Glauber Lira.



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CONDERI PARTICIPA DA APROVAÇÃO DOS NOVOS CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS PARA O IFCE CAMPUS UBAJARA


O Presidente do CONDERI e Gerente do SINE/IDT de Ubajara, Sr. Glauber Augusto Lira Sousa, mais uma vez participou de uma Audiência Pública, em definição dos novos Cursos a serem ofertados pelo IFCE, Campus Ubajara. O evento aconteceu dia 17 de agosto, no Auditório do IFCE, às 14h e contou com a presença do Professor Ricardo Lihart representando a Reitoria do IFCE e Diretor Geral do IFCE Ubajara Agamenon Carneiro, demais autoridades, Conselheiros do CONDERI Gilson Mota, Elisvaldo Bezerra, Marco Mudo, Iolanda Teles, professores e alunos.

"Momento impar para Ubajara e Ibiapaba, mas lamentamos a ausência de um público maior, pois grande parte das pessoas da ibiapaba, somente criticam mas não participam desse grande momento na contribuição de propiciar um futuro melhor na Educação de todos que é a escolha dos novos cursos que serão implantados em um futuro próximo e para isso necessitamos aprová-los. Gostaria também de parabenizar a todos que fazem o IFCE Campus Ubajara e Tianguá, pois sempre nos recebem com carinho e, tenham a certeza que podem contar com nosso apoio sempre como ocorrido até mesmo antes da implantação dos IFCEs na região", destacou Glauber Lira em sua fala.


CURSOS APROVADOS: 

SUPERIOR: Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Nutrição;
TÉCNICO: Nutrição e Dietético e Confeitaria;
TECNOLÓGICO: Serviços de Restaurante e Bar.









quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CONDERI PARTICIPA DA TERCEIRA REUNIÃO DA ROTA TURÍSTICA DA IBIAPABA-CRIAÇÃO DO GRUPO GESTOR

Em mais uma reunião para efetivação da Rota Turística da Ibiapaba, o CONDERI esteve presente através do Presidente Glauber Lira, para debater a criação do Grupo Gestor que será responsável pela coordenação e acompanhamento desse projeto. A reunião aconteceu dia 16 de agosto no auditório do Sebrae em Tianguá. O evento contou com a palestra do Rossier Alexandre. Foi apresentado a possível formatação desse grupo que foi aprovado e na próxima reunião serão nominados os respectivos membros desse Comitê. O CONDERI terá assento com a participação do Presidente Glauber Lira.







quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CONDERI APOIA CRIAÇÃO DA ROTA TURÍSTICA DA IBIAPABA

No dia 03 de agosto de 2016, o CONDERI, através do Presidente Sr. Glauber Lira e demais Conselheiros, participaram de uma reunião para Implantação da Rota Turística da Ibiapaba. O evento aconteceu no Auditório do Sebrae ibiapaba em Tianguá. Esse evento foi realizado pelo Sebrae e contou com o Apoio do CONDERI e SINE/IDT, conforme nas duas reuniões anteriores. A reunião contou com a presença de mais de 100 pessoas entre empresários, lideranças, Conselheiros, secretários municipais, técnicos, instituições, imprensa e associações da região e Piaui. Também estiveram presentes o Superintendente do Sebrae Ceará Sr. Joaquim Cartaxo e sua equipe, a Secretaria de Turismo do Cerá-SETUR, também marcou presença com o Sr. Mesquita e palestra da Consultora do Sebrae Danúbia Pereira que é responsável pelo projeto de criação da Rota. Dia 16 de agosto de 2016, ocorrerá a próxima reunião.

"Esse momento é especial, primeiramente pela ilustre presença do Sr. Joaquim Cartaxo, apoiador incondicional do CONDERI, a qual solicito uma salva de palmas e também por ser raro esse momento de encontrarmos um auditório lotado para discutirmos assuntos de interesses da ibiapaba, pois caso isso fosse frequente a ibiapaba seria outra com a conquista de projetos e ações importantes para nossa região. 
Também aproveitando que a SETUR esta aqui com o Sr. Mesquita, não podia deixar de registrar nosso total descontentamento e inexplicavel perda da maior obra que a ibiapaba iria receber em 2014 que era a duplicação da CE 187 de Tianguá a São Benedito no valor de R$ 122 milhões, que ocorreu dia 24 de janeiro de 2014 a aprovação do EIA/RIMA e marcada a licitação para maio pelo próprio Secretário na época Bismarck Maia e depois foi cancelada a licitação sem maiores esclarecimentos.
Destaco ainda Como é importante amar nossa ibiapaba e lutar para que ela seja desenvolvida e um importante meio é o Turismo que hj é amador e informal em sua quase totalidade, mas temos o principal que é o atrativo natural e suas belezas, por isso necessitamos profissionalizar os serviços de turismo para obter uma economia forte, geração de empregos e sustentável, sendo assim coloco o CONDERI à disposição para contribuir e apoiar sempre esse projeto que se inicia.", destacou Glauber Lira Presidente do CONDERI.